Cheguei na área. De transporte público.

Sei que estou um pouco atrasada nas postagens mas sei também que você vai me perdoar porque afinal a mudança foi enorme.

Para compensar hoje vim falar um pouco do transporte público e tentar explicar um pouco melhor do que se trata, como usar os tickets, os tokens, as moedas e o cartão.

Para começar bem digamos que o transporte daqui é infinitamente melhor (mais caro) que o transporte que encontramos no nosso querido Brasil. Digamos que violência existe em qualquer lugar do mundo, mas depois de 2 semanas hospedada aqui, percebi que no noticiário do dia-a-dia é rarissimo ouvir falar de roubo, morte, acidente disso, acidente daquilo…

O transporte aqui como já disse, é muito melhor em todos os quesitos. Os motoristas dos ônibus  não deixam entrar mais pessoas do que comporta; param a cada esquina praticamente; existe um letreiro passando o nome da próxima parada, e como se não bastasse, existe também uma gravação que a pessoa fala o nome da próxima parada; os assentos são confortáveis e são trocados periodicamente para proporcionar conforto durante as viagens; passam nos pontos a cada 5 minutos durante os horários de pico e a cada 8 nos horários calmos;

Os subways tem tudo o que o ônibus tem MENOS a quantidade de pessoas que entra. Como não existe motorista em cada vagão, não tem como controlar o fluxo de pessoas que vão entrar e te espremer como uma sardinha enlatada, mas fique calmo, porque eles são tão rápidos que você mal entra e já tem que descer no seu destino. Falo isso porque passo por 9 estações para chegar na minha parada e isso não demora nem 15minutos. Eu sei, 15 minutos parece muito, mas vai por mim, não é. At all.

Agora vamos ao que interessa.

Para quem vive em grande cidades como São Paulo por exemplo e já está habituado a usar o metrô, não vai sentir tanta diferença quando passar a usar o sistema de Toronto. O que mais interessa é que ele só anda em 2 direções sendo elas: Norte e Sul.

Norte da onde e Sul da onde, tia???

Norte e Sul da avenida princial chamada Young St. Essa “rua/avenida” corta o Canadá inteiro de Sul ao Norte, de Leste ao Oeste. Com ela você vai de Toronto a Vancouver. Mas enfim, essa street aqui em Toronto serve como referência de onde você está.

Aqui vai um mapa simplificado da cidade: 

Assim que você entra no subway station, você vai encontrar 2 placas escritas: North bound e South Bound, o que significa, ou você vai norte ou sul da onde você está no momento. Eu por exemplo saio da Union Station e vou direto para o Norte até a St. Clair station; quando saio da escola, pego o subway direto para o Sul até a Union station; agora se por exemplo você está saindo da estação Summerhill e quer chegar na estação chamada Dupont, você só terá que pegar o South bound e só desembarcar na Dupont station. (ver linha amarela)

A linha verde é o que chamamos de interchange station, ou seja, você para na Bloor Young station e faz a troca de subway para W (oeste) ou E (leste).

A cada estação, você também vai encontrar placas dizendo: xx W St. Clair (por exemplo); o “xx” em questão é o número do streetcar que você vai pegar (streetcar é aqueles carrinhos de cachorro-quente que passa tocando musiquinha) e o W é a direção que você está indo e St. Clair é a rua que você vai cortar; para isso tem diferentes plataformas que você deve ir (pelo amor do meu bom Jesus, não vai pegar um streetcar W achando que na volta ele passa pelo E hein!).

*streetcar: carro que anda no trilho e corta a cidade em Leste e Oeste.

Fares

A parte que mais interessa/revolta tanto os intercambistas como os próprios canadenses, é o valor do transporte.

Se você entrar nesse site aqui ó: clique aqui você vai encontrar os preços dos passes do metro semanal, mensal, final de semana… Sim, são o olho da cara definitivamente! Mas o bingo da questão é que você vê para onde o seu dinheiro vai.

Se você não for estudante, assim como eu, e não tiver que ter o compromisso de sair de casa e pegar 2 transporte para ir e 2 para voltar todos os dias, então talvez você saia no lucro ao comprar uma determinada quantia de tokens (moedinhas da época medieval que servia para tapar buraco de queijo que rato comia) para passear pela cidade. Ou um passe de final de semana.

Vou explicar como funciona: Se você mora um pouco longe da Young (onde as estações de metro são localizadas) e precisa de um ônibus ou de um streetcar para chegar até lá e de lá seguir viagem, você terá que depositar na caixinha preta que fica na frente do motorista a quantia equivalente a $3 dólares. Depois de depositado, o motorista irá te dar um papel muito simples, o que chamamos de transfer onde contém impresso o dia e a hora do transporte. Com esse transfer você mostra para o guarda do metrô que sempre vai estar na porta, e com isso você é permitido entrar e pegar o precioso metrô com destino a felicidade.

Obs.: no caso do streetcar você precisa pedir porque nem sempre eles te dão o transfer uma vez que ele para dentro da estação e você não precisa mostrar para ninguém para poder pegar o metrô;

Caso o motorista do ônibus também não dê, peça, pois você vai precisar dele mais para frente.

Aqui vai uma fotinha que tirei dos meus papeis:

20130424_103443

Como eu sou uma garota esperta e super matemática, eu preferi comprar os tokens e utilizar eles tanto no bus como no subway. É como eu disse, ao embarcar no bus, eu depositei essa moedinha linda no cofrinho, o motorista me retornou com um transfer válido somente para aquele dia em questão, o furo é da rua onde peguei ele e o rasgo é o horário (Já explico o porque do horário estar rasgado); feito isso, eu entro na estação e vou até meu destino. Na hora de vir embora, eu deposito outra moedinha linda no cofrinho da estação, vou até uma grande máquina vermelha e aperto o único botão localizado no meio e ela me dá esse outro papel quadrado com o dia e a estação que ela foi emitida; pego o subway e desembarco na minha estação que no caso é a Union, e vou direto para o ponto do ônibus e na entrada eu apresento esse papel quadrado para o motorista comprovando que paguei o subway, e pronto, logo depois de uns 20min estou em casa.

É bem simples e não tem como errar depois desse texto lindo que fiz!

Agora, economicamente falando, eu prefiro usar os cartões de entrada ILIMITADA no metrô.

Aqui vai mais fotinhas deles:

20130430_211853

A foto de cima é do passe que comprei logo que cheguei. E o de baixo é claro, já é desse mês que está vindo, Maio.

Com esse cartão você pode entrar e sair quantas vezes quiser durante o periodo que ele é válido. Não precisa pagar pelos tokens e nem para o motorista dos ônibus, é só mostrar e entrar!

Como você pode ver também, o preço é lindo né?! Mais salgado impossível, mas é como um amigo meu disse, com o salário dos canadenses fica impossível falar que $ 128,50 por mês é caro.

Bom, acho que falei demais, mas se tiverem alguma dúvida, mande recadinhos ^-^

Ah, lembrete: O motorista do ônibus NUNCA tem trocado! Portanto, depositem os $3 exatos, caso contrário,  você vai pagar além dos $3!!

BOA VIAGEM! 

2 opiniões sobre “Cheguei na área. De transporte público.

  1. Interessante, sou bem precavido com transporte aqui em sampa. Se bem que aqui é mais fácil andar de transporte público *mas não melhor*. Eu com uma passagem passo por mais ou menos 17 estações todo dia.
    Que bom que você tocou na parte do salario. Na palestra que fui o instrutor disse que praticamente 80% da população é assalariada e os que não são conseguem viver muito bem com oque seria salário minimo. Mas tu é estudante intercambista ou não???, não tem direito aos beneficios de estudantes????? E como leva bicicleta no metro ou não pode.

    =) adorei as informações. Continue assim e divirta se

    • Sou estudante semi-universitária e intercambista sim, e não, não tenho nenhum privilégio além de ser “adulta”. Os estudantes tem sim um desconto especial, mas para adquirir ele você precisa de uma ID especial com foto; e para cada tipo de estudante tem um tipo de privilégio, ou seja, se você é estudante de high school tem desconto diferente de um estudante universitário que por sua vez tem desconto diferente de um post-secondary student (de pós-graduação), mas como disse para ter desconto você precisa de carteirinha da escola.
      Tanto no metrô como no ônibus você pode levar o que quiser, skate, patins, carrinho de bebe, violão, bicicleta… eu particularmente já vi tudo isso e muito mais, então não se preocupe ^^

Deixe um comentário